Voltar

Objetivos Gerais

Despertar no aluno o hbito de fazer uso de seu raciocnio e de cultivar o gosto pela resoluo de problemas, sabendo validar estratgias e resultados, desenvolvendo formas de raciocnio e processos, como intuio, induo, deduo, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemticos.
Fazer observaes sistemticas de aspectos quantitativos e qualitativos da realidade, selecionar, organizar e produzir informaes relevantes, para interpret-las e avali-las criticamente, utilizando o conhecimento matemtico.
Comunicar-se matematicamente, ou seja, descrever, representar e apresentar resultados com preciso e argumentar sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e escrita, estabelecendo relaes entre diferentes representaes matemticas.
Estabelecer conexes entre temas matemticos de diferentes campos (aritmtico, algbrico e geomtrico) e blocos (nmeros e operaes, espao e forma, grandezas e medidas, tratamento de informao) entre esses temas e conhecimentos de outras reas curriculares.
Interagir com seus pares de forma cooperativa e coletiva, desenvolvendo a auto-estima e perseverana na busca de solues para problemas propostos.

Objetivos por Campos de Estudo

Nmeros e Operaes
Ampliar o conceito de nmero situando-o historicamente em seus respectivos conjuntos numricos, resolvendo operaes e reconhecendo propriedades.
Observar a variao entre grandezas estabelecendo relao entre elas e construir estratgias de soluo para resolver situaes que envolvam a proporcionalidade.
Identificar e compreender a linguagem algbrica como possibilidade de expressar generalizaes de situaes, percebendo regularidades e estabelecendo leis matemticas.

Espao e Forma
Desenvolver o pensamento geomtrico por meio da identificao e representao de situaes, estabelecendo relaes entre a matemtica e outras reas do conhecimento.

Grandezas e Medidas
Ampliar o conceito de medida, por meio da compreenso de sistemas de unidades de medida, resolvendo problemas que envolvam diferentes grandezas.

Tratamento de Informao
Coletar, organizar e representar matematicamente (tabelas, grficos) informaes, elaborando concluses convincentes.

6 ANO/5SRIE
Objetivo Geral
Ampliar o conceito de nmero natural e racional absoluto, respectivas operaes e propriedades, a classificao de figuras geomtricas, de medida e de tratamento de informao.


Campos de Estudo

Contedos

Nmeros e Operaes

Sistemas de numerao
- Sistema de numerao em diversas bases
- Sistema de numerao decimal
. Conjunto dos nmeros naturais
. Operaes com nmeros naturais: adio e subtrao multiplicao e diviso; potenciao e radiciao (como inversas)
. Propriedades das operaes de adio e multiplicao
- Sistema de numerao romano
Conjunto dos nmeros racionais absolutos
- Fraes
. Conceito de frao
. Representaes de fraes
. Operaes com fraes: adio, subtrao, multiplicao, diviso, potenciao e radiciao
- Nmeros decimais
. Conceito
. Representaes
. Operaes (adio, subtrao, multiplicao e diviso)
Sistema monetrio
Expresses numricas no conjunto dos nmeros naturais e
racionais absolutos (fraes e decimais), com e sem parnteses, a partir de situaes-problema

 

Espao e Forma

Estudo da dimensionalidade: distino entre comprimentos, superfcie e volumes, com destaque para as dimenses (comprimento,
largura e altura)
Definio e classificao das figuras geomtricas planas: crculo e
polgonos
Distino entre os slidos: poliedros e no poliedros

 

 

Grandezas e Medidas

Sistema de unidades de medida de comprimento
- Conceito de permetro
- Determinao do permetro de figuras geomtricas planas
Sistema de unidades de medida de massa
Sistema de unidades de medida de capacidade

 

Tratamento de
Informao

Organizao de informaes na forma de tabelas e grficos
Leitura e interpretao de tabelas, grficos e imagens
Estimativa de possibilidades de resultados

 

 

Centro Educacional Soben
Mantenedora: Associação Beneficente Cultural Dr. Celso Leme - SOBEN
Rua Otávio Mendes Nº 147 - Centro - Francisco Morato/SP | Telefones: (11) 4488-3260 | 4488-8688